domingo, novembro 04, 2007

Um Anel para todos governar

Há um tempinho atrás, eu estava passeando por uma livraria evangélica aqui de Rio Claro quando me deparei com um livro que, no mínimo, me surpreendeu. Chamava-se: Encontrando Deus em O Senhor dos Anéis, na capa dizia se tratar de um estudo de como as passagens do livro de Tolkien se referiam em parte à bíblia.
Confesso que sou fã dos livros de Tolkien, já li todos; desde o Silmarillion até os Contos Inacabados, mas jamais suspeitei que houvesse qualquer ligação entre as estórias do Senhor dos anéis e a bíblia, e, provavelmente, movido pela mina imensa curiosidade eu li alguns trechos ali mesmo na livraria.
Em linhas gerais o livro diz que cada passagem no Senhor dos Anéis (SDA) era simbólica e que tinha um fundo espiritual. Por exemplo quando o Gandalf cai lutando contra o Barl'og é uma alegoria de Jesus quando morre e luta contra Satã pela chave da vida e da morte, vale lembrar que assim como Jesus o mago de SDA ressuscita mais poderoso que antes (tendo se livrado da sua parte humana por assim dizer).
O Livro está cheio de explicações como esta, mas o que mais me chamou atenção foi quando o autor do livro diz que o anel representa uma aliaça com Satanás (lembre-se que um pecado de certa forma é uma aliança com o inimigo) e que tal aliaça, assim como o anel do SDA, só pode ser desfeita onde foi forjada (o meu pastor vive falando isso), foi ai que passei a olhar O Senhor dos Anéis com os olhos da fé e até hoje me surpreendo.
Tolkiem poderia até não ter intencionado isso, mas seu livro se relaciona fortemente com a bíblia e de uma forma ou de outra traz uma lição para todos...

Um comentário:

RUBENS disse...

Sabe de uma coisa Junior, vc já deve conhecer frase "Não há nada de novo sob o sol", não é isso ? Não existe nada (livros ou inventos)no mundo que não tenha algo de outro já experimentado. Não me surpreende a inspiração da autora na Bíblia, afinal é o livro mais lido do mundo.