quinta-feira, outubro 11, 2018

Eleições e a era da pós-verdade.


       Estas eleições foram marcadas pela polarização entre esquerda e direita, entre os que defendem um estado democrático de direito e os que defendem a ditadura, ou a volta dela, mas principalmente foram marcadas pelas notícias falsas, ou fake news (como costumam chamar nas redes sociais). Independente da sua posição política, se você baseia sua opinião em notícias falsas, está baseando-a em uma mentira e, portanto, pode estar totalmente errado.
Aqui vão algumas dicas para evitar cair nessa esparrela e que, se você é, realmente, honesto vai usar antes de compartilhar informações equivocadas:

  1. Esta notícia apareceu em algum grande veículo de comunicação, como jornais de grande circulação (Folha, Estadão, El País, Globo, etc.), grandes sites de notícia (Uol, Terra, G1, ou de um jornal), redes de televisão ou rádio?

 
Se a resposta for não, é provável que seja uma notícia falsa, espere ela aparecer em algum desses veículos antes de compartilhar. Esses meios de comunicação tem um compromisso com a verdade, do contrário perdem a credibilidade, portanto existe pouca chance das informações publicadas por eles serem falsas e quando cometem algum erro é comum retificá-lo assim que percebido.

  1. Esta notícia tem um autor? Esse autor é um jornalista, colunista, ou especialista na área?

 
Se a resposta for não para ambas as perguntas não compartilhe, é provável que seja uma notícia falsa. Se a resposta for não para apenas para a segunda questão, é provável que seja apenas a opinião do autor. Em geral, o autor se responsabiliza pelo conteúdo da matéria, apenas uma pessoa mal intencionada não assina uma notícia.

 
  1. Qual é a data desta notícia?

 
Muito atenção à data da notícia, as vezes, se é uma notícia antiga, a situação pode ter mudado, ou nem todos os fatos tinham sido verificados. Se a notícia não tem data é provável que seja falsa; não compartilhe a menos que encontre em outra fonte de informação (ver item 1).

 
  1. Essa notícia está difamando alguém?

 
Se a notícia não tem uma fonte confiável (ver item 1), nem um autor (ver item 2) e, de alguma maneira, difamar alguém, é provável que se trate de uma notícia falsa. Não compartilhe.

 
  1. Esta notícia está fora de seu contexto original?

 
Se você não encontrar a matéria completa, é provável que a informação esteja distorcida ou manipulada para causar confusão, ou seja, a notícia é “meio verdadeira”. Tente encontrar o contexto original e só compartilhe se o encontrar.

 
  1. Se for uma entrevista, as falas representadas são típicas da pessoa que falou?

 
Se você encontrar uma entrevista que não tem uma fonte confiável, nem um autor (ver itens 1 e 2) e em que as falas do entrevistado não são coisas que ele normalmente diria, é provável que seja uma notícia falsa. Não compartilhe até aparecer em um meio de comunicação confiável.

 
  1. Está em um vídeo?

 
Se o vídeo não vem de uma fonte confiável, nem de um autor conhecido (ver itens 1 e 2), é possível que tenha sido manipulado ou editado. Não compartilhe até aparecer em um meio de comunicação confiável.

 
  1. Está em áudio?

 
Se o áudio não vem de uma fonte confiável, nem de um autor conhecido (ver itens 1 e 2), é possível que tenha sido manipulado ou editado. Não compartilhe até aparecer em um meio de comunicação confiável.

 
  1. Foto?

 
As fotos são facilmente alteradas, se não vem de uma fonte confiável, nem de um autor conhecido (ver itens 1 e 2), é possível que tenha sido manipulada ou editada. Não compartilhe até aparecer em um meio de comunicação confiável.

 
  1. Um amigo lhe disse?

 
Certamente essa notícia, cedo ou tarde será verificada por um meio de comunicação confiável, aguarde para ter mais informações e não compartilhe o que não tem certeza.

 

Nenhum comentário: